jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2021

Advogado iniciante: saiba o que vestir para uma audiência

Astrea Software, Gerente de Marketing
Publicado por Astrea Software
há 6 anos

Advogado iniciante saiba o que vestir para uma audincia

Não há nada que cause mais ansiedade em um advogado no inicio de sua carreira do que se preparar para enfrentar uma audiência. Saber o quê e como falar, como se portar, qual o protocolo a seguir. São tantos detalhes que as vezes não há um cuidado em se vestir adequadamente e quais itens levar. O foco principal deve ser sempre desenvolver bem seu trabalho e levar êxito ao seu cliente, porém alguns detalhes devem ser levados em consideração em relação ao dress code exigido na profissão.

Estar bem preparado para uma audiência exige do jovem advogado sentimentos como confiança e auto estima elevada. Para isso é fundamental vestir-se bem, o que não deve ser traduzido como o uso de roupas e acessórios caros ou de marcas renomadas. Vestir-se bem é se vestir com elegância.

Nesse artigo apresentamos algumas dicas que o ajudarão a enfrentar suas audiências com mais confiança:

Para os advogados

Uma das primeiras dicas é cuidar da aparência dos cabelos e da barba. Mantenha sempre um visual alinhado e limpo, afinal, o ambiente jurídico requer uma aparência mais formal. Preste atenção também nas unhas, que devem estar bem cuidadas e aparadas.

Ao se vestir, a melhor opção é o terno em um tom escuro e bem alinhado, de preferência nas cores preta, grafite (cinza bem escuro) ou azul marinho. A camisa, sempre bem passada, pode ser em tons claros e para completar, uma gravata discreta. Já os sapatos devem seguir a linha clássica e de preferência na cor preta. Lembre-se de mantê-los sempre limpos e engraxados. Outro detalhe que por vezes passa despercebido é a cor das meias, que devem sempre acompanhar a cor dos sapatos.

Evite usar camisas de manga curta sob o terno ou dobrar as mangas, lembre-se que o ambiente pede formalidade e você deve seguir o protocolo estabelecido.

Para as advogadas

As advogadas também precisam prestar atenção a alguns detalhes importantes na hora de se vestir para uma audiência.

O ambiente é formal pede trajes elegantes e discretos. Para isso, uma boa opção é o blazer, que pode ser acompanhado por uma calça ou saia na altura do joelho. Assim como para os homens, prefira cores escuras para o blazer e claras para a camisa, como o clássico branco ou em tons pasteis.

Evite roupas muito justas, que ficam muito marcadas no corpo e as muito decotadas. A intenção é vestir-se com elegância, mas também de forma confortável e discreta.

As mulheres devem prestar atenção também na maquiagem, que deve ser simples e em tons neutros.

Além disso, evite usar joias muito grandes e chamativas, principalmente aquelas que fazem barulho ao se movimentar. Por fim, opte por um perfume suave.

Para todos

Um visual elegante e alinhado pede também uma pasta que siga os mesmos padrões. Prefira uma bela pasta em um tom escuro, limpa e organizada. E para finalizar, uma bela caneta para compor o visual do advogado confiante bem sucedido.

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito importante a forma de se vestir de uma advogada no exercício da profissão... é muito desagradável uma advogada trajando roupas vulgares... quando devia transmitir respeito e confiança perante colegas e clientes... continuar lendo

Boas dicas. São de extrema relevância e fazem do advogado (a) profissional distinto. continuar lendo

Obrigado, Albert! Com certeza são profissionais bem distintos, né? Parece que advogados podem ser reconhecidos de longe! continuar lendo

As informações são excelentes. Mas, no Fórum, em atendimento no "balcão" se encontram, principalmente, advogados mais antigos com chapéu de palha, calças "pega frango" , ternos puídos, tudo acompanhado de extrema falta de educação. continuar lendo

Obrigado, Marcel! Por isso que a gente gosta de compartilhar conteúdo. Deve ser difícil deixar de lado um hábito de tanto tempo, mas quem sabe não ajudamos também os advogados mais antigos, não é? continuar lendo

a Dica da caneta é excelente!
mesmo que inconscientemente, demonstra segurança. continuar lendo

Sim! Usamos muito aqui nas apresentações! Facilita muito na linguagem corporal, na hora que não sabemos "o que fazer com as mãos". continuar lendo